quarta-feira, 7 de maio de 2014

SUGESTÕES PARA OS PROFESSORES

QUE TAL...
ü  Planejar as avaliações de acordo ao objetivo propostos nas aulas e ao nível da aprendizagem dos alunos.
ü  Preparar As tarefas, os livros e os materiais a serem utilizados antes do início das aulas
ü  Aproveitar o tempo destinado das aulas com a aprendizagem dos educandos.
ü  Circular pela sala observando os alunos com dificuldades, buscando reforço com atividades variadas.
ü  Incentivar as crianças a "produzir textos" mesmo sem saber ler e escrever.
ü  Contar histórias e leem livros de diferentes gêneros para as crianças.
ü  Criar oportunidades para que o contato das crianças com a quantificação e a classificação das coisas e dos seres vivos seja feito por meio de jogos, histórias, situações concretas e significativas.
ü  Incentivar as crianças a produzir pinturas, desenhos, esculturas, com materiais diversos e adequados à faixa etária.
ü  Incentivar as crianças maiores, individualmente ou em grupos, a contar e recontar e a narrar situações.
ü  Organizar as atividades de modo que crianças não sejam forçadas a longos períodos de espera.
ü  Organizar as atividades e o tempo de forma a oferecer um conjunto de atividades diferentes que podem ser escolhidas pela criança de acordo com sua preferência.
ü  Expor as  produções dos educandos nas salas de atividades e outros ambientes da instituição.
ü  Possibilitar que as crianças ouçam e cantem diferentes tipos de músicas, propondo brincadeiras com sons, ritmos e melodias com a voz, instrumentos musicais e outros objetos sonoros.
ü  Conter no plano de aula todas as informações necessárias sobre os conteúdos, como ensiná-los, como avaliá-los, atividades complementares.
ü  Aproveitar os espaços externos para realizar atividades cotidianas como ler, contar histórias, fazer desenhos.
ü  Dar apoio, estímulo e utilizar estratégias pedagógicas específicas para os educandos com dificuldades para que eles atinjam os patamares de aprendizagem esperados.
ü  Estimular a curiosidade e o interesse dos educandos, relacionando o conteúdo da lição com coisas relevantes do dia-a-dia.
ü  Explicar aos educandos os objetivos de aprendizagem numa linguagem simples e clara.
ü  Propor atividades pedagógicas fora da escola, como passeios e excursões, levando os educandos a conhecer e a explorar, de forma planejada, os diferentes espaços naturais, culturais e de lazer da sua localidade.
ü  Promover eventos pedagógicos e culturais que permitam contato entre pais e professores.
ü  Criar oportunidade para os alunos se autoavaliarem.
fonte: PDE interativo

Resumo:coordenação pedagógica Ionara Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário