MEUS VIDEOS

Loading...

segunda-feira, 22 de abril de 2013

DICAS PARA UM PLANEJAMENTO

PLANEJAR: O CAMINHO PARA A BOA AULA


DICAS PARA UM PLANEJAMENTO

1º - ESQUEÇA A BUROCRACIA - O PLANEJAMENTO NÃO ESTÁ NOS LIVROS DIDÁTICOS, ESTÁ NAS NECESSIDADES DA SUA TURMA. HOJE O PROFESSOR TEM O ESPAÇO PARA CRIAR...

2º - CONHEÇA BEM DE PERTO SEU ALUNO - PARA PLANEJAR É PRECISO CONHECER AS CONDIÇÕES E OS INTERESSES DA TURMA. PERGUNTE-SE SEMPRE: O QUE MEU ALUNO DEVE E PODE APRENDER?

3º - FAÇA TUDO OUTRA VEZ - O PLANEJAMENTO É UM PROCESSO. ELE DEVER SER SEMPRE ALTERADO, DE ACORDO COM AS NECESSIDADES DA TURMA.

4º - ESTUDE BEM PARA ENSINAR BEM- UMA PESSOA SÓ PODE ENSINAR AQUILO QUE SABE. POR ISSO VEJA SE VOCÊ CONHECE BEM OS ASSUNTOS DE QUE VAI TRATAR. CLARO QUE TAMBÉM É PRECISO SABER ENSINAR.

5º - COLOQUE-SE NO LUGAR DO ESTUDANTE - QUANDO PENSAR NUMA AULA COLOQUE-SE NO LUGAR DO ALUNO. IMAGINE SE VOCÊ GOSTARIA DE RECEBER AQUELE TIPO DE AULA.

6º - DEFINA O QUE É MAIS IMPORTANTE - DIFICILMENTE SERÁ POSSÍVEL TRABALHAR TODOS OS CONTEÚDOS COM TODA A TURMA. OS CRITÉRIOS PARA ESTABELECER O QUE É MAIS IMPORTANTE ENSINAR DEVEM SER AS NECESSIDADES E AS DIFICULDADES DOS ALUNOS.

7º - PESQUISE EM VÁRIAS FONTES - TODA AULA REQUER MATERIAL DE APOIO. É NECESSÁRIO TEMPO PARA PESQUISAR. BUSQUE INFORMAÇÕES EM LIVROS, REVISTAS JORNAIS, INTERNET OU EM QUALQUER FONTE LIGADA A SEU PLANO DE TRABALHO, SEM PRECONCEITOS.

8º - USE DIFERENTES MÉTODOS DE TRABALHO - O PROFESSOR DEVE APLICAR DIFERENTES MÉTODOS, COMO AULA EXPOSITIVA, TRABALHOS INDIVIDUAIS E EM GRUPO, PESQUISAS... COMBINAR VÁRIAS FORMAS DE TRABALHO É A ESSÊNCIA DA ARTE DE ENSINAR.

9º - CONVERSE E PEÇA AJUDA - O COORDENADOR PEDAGÓGICO É UM PONTO DE APOIO E PODE CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DE SEU TRABALHO. CONVERSAR COM OS COLEGAS, TROQUE IDÉIAS...

10º - ESCREVA, ESCREVA, ESCREVA - UMA BOA IDÉIA PARA ANALISAR O QUE ESTÁ DANDO OU NÃO ESTÁ DANDO CERTO EM SEU TRABALHO É FAZER ANOTAÇÕES DE TUDO QUE FOR OBSERVADO DURANTE AS AULAS, SUAS DÚVIDAS, E O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS.

POR FIM... RECOMECE TUDO OUTRA VEZ...

Um comentário: